Gala do Desporto à moda do Minho   16 de Dezembro de 2013 / 09:31
Gabriel Oliveira, a par com a equipa de andebol masculino e a equipa de futsal feminino da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) foram os protagonistas da noite ao arrecadarem três dos cinco prémios atribuídos em mais uma Gala do Desporto Universitário. O auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa recebeu a 6 edição da gala organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário, numa noite marcada, como já tem sido hábito, pela homenagem a atletas, equipas e instituições que se destacaram no desporto universitário, na época 2012/2013.


Como de costume, no evento, foram também atribuídos os galardões prestígio (Angélica Santos, Pró-Reitor da Universidade do Porto, Manuel Janeira e para o Comité Paralímpico de Portugal) ética desportiva (Amaro Teixeira, estudante-atleta e treinador da AAUBI) e o troféu universitário de clubes (Universidade do Porto), realçando, mais uma vez, a importância das competições desportivas no meio académico.

Confirmando-se as expectativas “mas não na totalidade” afirmou Gabriel Oliveira, Treinador da equipa de Andebol da AAUM, a Universidade do Minho foi a instituição vitoriosa ao arrecadar os galardões para melhor treinador, melhor equipa feminina e melhor equipa masculina.

Os minhotos poderiam ter ido um pouco mais longe já que estavam nomeados noutras categorias “tínhamos três nomeações no futsal e conseguimos ter o reconhecimento como melhor equipa feminina do Ano. Sabíamos o trabalho feito das restantes nomeações, o que valoriza ainda mais o nosso sucesso” referiu Anselmo Calais, treinador da equipa de futsal feminino da AAUM.
Gabriel Oliveira contava ainda com a “vitória do Humberto Gomes na categoria de Atleta Masculino do Ano. Não ganhou, mas para mim como treinador dele e amigo pessoal, considero que o Humberto é um exemplo a seguir por todos nós. Um exemplo de como a vida desportiva ao mais alto nível e a académica é compatível, desde que se aceitem todos os prós e contras e se tenha uma perseverança e personalidade como ele tem” referiu.

Mostrando-se muito feliz e satisfeito, Anselmo destacou o trabalho feito ao longo do ano” Isto foi o resultado do trabalho e empenho dos atletas, dos treinadores, do gabinete de competição do DDC, da AAUM e Universidade do Minho”. A opinião foi reiterada pelo treinador da equipa de andebol referindo que “estamos no caminho certo e temos de continuar como até aqui, a trabalhar com, e para os estudantes”.

Anselmo Calais agradeceu ainda às suas atletas “Sinto um grande orgulho na equipa que oriento. Este prémio só nos motiva ainda mais para trabalhar e dedicar ao desporto universitário”. Já Gabriel Oliveira referiu que “poder contar com um grupo de atletas de excelência, ajuda o meu trabalho e por isso mesmo queria aproveitar a oportunidade para agradecer diretamente a todos os clubes que confiam na Universidade do Minho e em mim como treinador da equipa de Andebol masculino. Agradeço então ao ABC de Braga/UMinho, Xico Andebol, AC Fafe, SL Benfica, FC Porto e SC Portugal”.

Na categoria de melhor atleta feminino do ano, Tânia Oliveira, jogadora de voleibol da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa, foi a premiada e André Alves, judoca pela Universidade Nova de Lisboa, ganhou o prémio para melhor atleta masculino. Presentes na cerimónia, estiveram também o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro e o Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

No final, Bruno Barracosa, presidente da FADU, num discurso emocionado, voltou a relembrar a importância da prática desportiva e da competição saudável nos jovens portugueses. O dirigente agradeceu também aos colegas de direção e funcionários da instituição pelos três anos que partilhou na gestão da FADU. Em jeito de despedida, Bruno Barracosa deixou também palavras de incentivo e força para a recém-eleita presidente, Filipa Godinho, atual vice-presidente.

Outras notícias da categoria desporto:

. AUTÁRQUICAS (Terras de Bouro): Manuel Tibo (PSD) encerra campanha com «confiança inabalável num novo ciclo de desenvolvimento para Terras de Bouro
. Caldelas apresentou-se com a manutenção no horizonte
. Formação: Resultados dos jogos deste fim-de-semana
. Futsal: Caldelas regressa às vitórias, Amares e Rio Caldo derrotados
. Governo garante realização do Portugal Open em ténis em 2015
. FUTSAL AUTÁRQUICO: Vila Verde em terceiro lugar, Terras de Bouro arranca com derrota
. Clube Náutico de Ponte de Lima distinguido com prémio Personalidade do Ano
. CAVC: Fiscal e Caires goleiam, ADN derrotado
. Futsal: Rio Caldo e Caldelas estreiam-se a ganhar
. Resultados do futebol de formação
. Gil Vicente reclama indemnização do “Caso Mateus” aos tribunais europeus
. SC BRAGA: Internacional brasileiro Danilo é novidade nos convocados
. MONTALERGRE: "Free Trail Running" em Vilar de Perdizes
. VIANA DO CASTELO: Luso Galaico encerra em estilo o Viana Surf City Festival
. Rio Ave defronta Gotemburgo no acesso à Liga Europa
. Sócios do Beira-Mar aprovam orçamento para 2014/15
. FADU e U.Minho/AAUM são as melhores da Europa
. UMinho/AAUM é a melhor da Europa em desporto universitário
. 100 alunos receberam o reconhecimento da Universidade ao conseguirem conciliar sucesso desportivo com sucesso académico
. UMinho entrega prémios de mérito desportivo
. Júlio Ferreira, Campeão Europeu Universitário de Taekwondo e José Fernandes medalha de Bronze
. UMinho organiza Mundial Universitário de Karaté em 2016
. FC Amares e T. de Bouro querem redimir-se das derrotas caseiras
. Autocarro Bar recebe etapa do Campeonato Voleibol Praia
. Canoagem "chocada" com "corte cego" de 20 por cento no alto rendimento
. Produtor do Fundão contorna dificuldades e vende tabaco em folhas ao consumidor
. F3Mentra no mercado desportivo e desenvolve solução para área de scouting
. Troféu Reitor 2013 arranca hoje
. Benfica "amachucado" tenta refazer história em Amesterdão, 52 anos depois



Voltar
 
O Amarense
PUB
O Amarense (c) 2017 | Todos os Direitos Reservados