UMinho organiza Mundial Universitário de Karaté em 2016   25 de Novembro de 2013 / 12:08
A Universidade do Minho volta mais uma vez a merecer a confiança da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário), ao ver-lhe atribuída a organização do Mundial Universitário de Karaté em 2016. Este é o sexto mundial que a universidade minhota organiza em parceria com a FADU e AAUM, sendo que o primeiro (Futsal) foi em 1998.

A UMinho é vista por muitos como a grande referência, dentro e fora de portas, quer em termos organizativos, quer competitivos, do desporto universitário em Portugal. Nos últimos 18 anos, a academia minhoto tem sido palco de centenas de eventos desportivos universitários nacionais e de mais de uma dezena de grandes eventos internacionais.

O primeiro grande evento internacional que a UMinho organizou foi o Mundial Universitário de Futsal em 1998, tendo sido então elogiado e referenciado pela FISU como uma das melhores organizações de sempre de um evento deste género.

A marca de excelência continuou, e em 2004, é organizado o Europeu de Voleibol Universitário, prova que se tornaria em termos organizativos como o futuro exemplo para todas as provas da EUSA (União Europeia do Desporto Universitário).

Pelo meio, e até chegarmos a 2016, a UMinho organizou (e vai organizar) os seguintes eventos internacionais: Europeu Basquetebol 2006, Mundial Badmínton 2008, Europeu Taekwondo 2009, Europeu Taekwondo 2011, Mundial Xadrez 2012, Mundial Futsal 2012, Mundial Andebol 2014, Europeu Andebol 2015 e Mundial Karaté 2016.

Para Carlos Videira, Presidente da AAUM, a atribuição de mais uma grande prova internacional do desporto universitário, “é o reconhecimento da capacidade organizativa da Associação Académica e da Universidade do Minho em matéria de competições internacionais. Ter a confiança da FISU para organizar campeonatos mundiais universitários de dois em dois anos é um facto digno de registo, sobretudo se tivermos em conta que em Portugal há um modelo muito específico ao nível do desporto universitário, onde os estudantes têm um papel muito mais ativo do que na grande maioria dos outros países.”

Para Fernando Parente, Diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM, a organização de um evento desta envergadura representa “mais um momento de criação de competências internas no âmbito da organização de eventos desportivos internacionais.”
Quando questionado sobre qual será o papel dos SASUM nesta organização, Parente respondeu: “Os SASUM cooperam com a AAUM e FADU para que este evento seja um sucesso, tal como em edições anteriores neste âmbito internacional. Os SASUM, pela sua natureza, desempenham um papel estruturante nas organizações, nomeadamente ao nível dos recursos humanos e estruturais no âmbito do Desporto, Alimentação e Alojamento, para além do saber adquirido ao longo de cerca de duas décadas e uma relação muito próxima com entidades e agentes desportivos regionais, nacionais e internacionais.”

Outras notícias da categoria desporto:

. AUTÁRQUICAS (Terras de Bouro): Manuel Tibo (PSD) encerra campanha com «confiança inabalável num novo ciclo de desenvolvimento para Terras de Bouro
. Caldelas apresentou-se com a manutenção no horizonte
. Formação: Resultados dos jogos deste fim-de-semana
. Futsal: Caldelas regressa às vitórias, Amares e Rio Caldo derrotados
. Governo garante realização do Portugal Open em ténis em 2015
. FUTSAL AUTÁRQUICO: Vila Verde em terceiro lugar, Terras de Bouro arranca com derrota
. Clube Náutico de Ponte de Lima distinguido com prémio Personalidade do Ano
. CAVC: Fiscal e Caires goleiam, ADN derrotado
. Futsal: Rio Caldo e Caldelas estreiam-se a ganhar
. Resultados do futebol de formação
. Gil Vicente reclama indemnização do “Caso Mateus” aos tribunais europeus
. SC BRAGA: Internacional brasileiro Danilo é novidade nos convocados
. MONTALERGRE: "Free Trail Running" em Vilar de Perdizes
. VIANA DO CASTELO: Luso Galaico encerra em estilo o Viana Surf City Festival
. Rio Ave defronta Gotemburgo no acesso à Liga Europa
. Sócios do Beira-Mar aprovam orçamento para 2014/15
. FADU e U.Minho/AAUM são as melhores da Europa
. UMinho/AAUM é a melhor da Europa em desporto universitário
. 100 alunos receberam o reconhecimento da Universidade ao conseguirem conciliar sucesso desportivo com sucesso académico
. UMinho entrega prémios de mérito desportivo
. Gala do Desporto à moda do Minho
. Júlio Ferreira, Campeão Europeu Universitário de Taekwondo e José Fernandes medalha de Bronze
. FC Amares e T. de Bouro querem redimir-se das derrotas caseiras
. Autocarro Bar recebe etapa do Campeonato Voleibol Praia
. Canoagem "chocada" com "corte cego" de 20 por cento no alto rendimento
. Produtor do Fundão contorna dificuldades e vende tabaco em folhas ao consumidor
. F3Mentra no mercado desportivo e desenvolve solução para área de scouting
. Troféu Reitor 2013 arranca hoje
. Benfica "amachucado" tenta refazer história em Amesterdão, 52 anos depois



Voltar
 
O Amarense
PUB
O Amarense (c) 2017 | Todos os Direitos Reservados